Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

GOSSIP PROJECT

Reality, Fashion, Music, Food...and "The Unique Me"

GOSSIP PROJECT

Reality, Fashion, Music, Food...and "The Unique Me"

05
Jan16

5 Locais a visitar em Portugal que te vão cortar a respiração!

Superfunky

Portugal tem locais lindíssimos mas, infelizmente, a maior parte das pessoas desconhece-os. A falta de investimento turístico nestes 5 locais a visitar em Portugal faz com que passem completamente despercebidos.

 

O que até pode ser visto como uma vantagem, caso pretendas fugir para um destes locais para recarregar baterias! São sítios económicos, com histórias e tradições que te vão, certamente, surpreender, sem esquecer as vistas de cortar a respiração. 

 

1. ALDEIA DE PIÓDÃO

 

Imagem: maimagazine.net

 

Situada numa encosta da Serra do Açor está a Aldeia de Piódão. As casas possuem tradicionais paredes de xisto, os teto estão repletos de lajes e as portas e janelas são de madeira, pintadas de azul. 

Os habitantes dedicam-se à criação de gado (cabras e ovelhas), à agricultura (batata, feijão, vinha, milho) ou, em alguns casos, à apicultura. 

Com grande variedade de flora (castanheiros, pinheiros, oliveiras, etc) e fauna (coelhos, javalis, raposas, doninhas, águias, corvos, perdizes, lebres, etc.), esta pitoresca aldeia é o local certo para uma escapadinha de fim de semana!

Caso tenhas a oportunidade de visitar Piódão, deixa algum tempo para visitar a aldeia vizinha, Foz d’Égua, onde podes encontrar a natureza no estado mais puro, descobrir a ponte estilo Indiana Jones que separa a ribeira de Piódão da ribeira de Chãs e, se em dias quentes, aproveitar a praia fluvial. 

 

2. ARQUIPÉLAGO DAS BERLENGAS

 

Imagem: escapadinhas.org

 

Este arquipélago está situado no Oceano Altântico, é composto por ilhas graníticas e, segundo reza a história, foi a primeira área área protegida do país quando, no ano de 1465 o Rei Afonso V proibiu a prática de caça na Berlenga Grande, a principal ilha das Berlengas.

A Reserva Natural das Berlengas é, desde 30 de junho de 2011, considerada Reserva Mundial da Biosfera, pela UNESCO e as imagens falam por si. É um daqueles locais a visitar em Portugal que não pode mesmo perder. 

 

3. MIRANDA DO DOURO

 

 

Provavelmente mais conhecido do que os locais anteriores, Miranda do Douro é daqueles locais a visitar em Portugal que o vão deixar sem palavras.

Em termos culturais, Miranda do Douro é extremamente interessante, não só devido à história e boa preservação dos edifícios, como também devido ao Mirandês, variação linguística ou dialeto da zona, que conseguiu sobreviver à passagem do tempo e que, ainda hoje, é possível ouvir.

A dança típica da região (Dança dos Paus), executada apenas por homens (Os Pauliteiros), vestidos com saias bordadas e camisas de linho enquanto dançam ao ritmo da gaita de foles, torna este local ainda mais interessante!

Se gostas de história, vale a pena visitares o centro histórico da cidade, mas não podes perder mesmo a Posta Mirandesa, com vitela da região, nem as vistas de cortar a respiração.

 

4. AZENHAS DO MAR

 

 

Esta simpática aldeia em forma de berço, no litoral do concelho de Sintra, vai fazer-te sonhar. Está entalada num rochedo e, recheada de casas pintadas de branco, para uma arquitetura em tudo acolhedora e convidativa, mas o mais interessante é a piscina oceânica existente na praia.

Tira uns dias para conhecer esta zona e deixe-te surpreender pela hospitalidade e o pelo espírito de conto de fadas deste local.

 

5. PORTAS DE RÓDÃO

 

Imagem: fratel.com

 

Um dos pontos mais altos do Rio Tejo e uma das maiores construções naturais em terras lusitanas, esta formação geológica vai deixá-lo(a) sem palavras. 

Surgiu devido a uma falha tectónica, bem como pela erosão das águas do rio, há cerca de 2,6 milhões de anos, partindo e abrindo caminho a 45 metros de largura, onde o rio faz, ainda hoje, o seu percurso natural. 

Atrai, principalmente observadores de pássaros, devido à riqueza de biodiversidade existente na zona, que abriga algumas espécies, não só raras, como em vias de extinção. É o local certo para respirar ar puro e descansar.