Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GOSSIP PROJECT

Reality, Fashion, Music, Food...and "The Unique Me"

GOSSIP PROJECT

Reality, Fashion, Music, Food...and "The Unique Me"

11
Fev16

Como Acalmar Os Nervos Em 5 Minutos?

Superfunky

Todos conhecem bem a sensação. Por culpa do trânsito chegas atrasado ao trabalho e quando finalmente entras no escritório e ligas o computador, os e-mails não deixam de “cair” na tua caixa de correio e o telefone não pára de tocar. Como se não bastasse, o teu chefe está de mau humor, tem um trabalho importante para terminar e uma reunião importante dentro de alguns minutos… E o dia está só a começar!

Há alturas em que nos deixa com nervos à flor da pele e acaba com a boa disposição.

 

Para evitar que tal aconteça, digo-te de seguida como acalmar os nervos em 5 minutos. Sim, em 5 minutos. Afinal, o tempo é um bem que escasseia nos dias que correm.

 

1. ABRAÇAR ALGUÉM

 

 

Dar um abraço a alguém que te é querido é um ótimo exemplo de como acalmar os nervos. O simples ato de abraçar faz o organismo liberar ocitocina, uma substância que permite o relaxamento, a confiança e a compaixão. Como resultado, o corpo fica mais relaxado e o ritmo cardíaco diminui, bem como a pressão arterial e os níveis de cortisol (diretamente envolvido nas respostas ao stress).

Além da oxitocina, um abraço promove também a libertação de dopamina, uma hormona que atua como um estimulante, criando uma sensação de prazer no cérebro. 

 

2. RESPIRAR FUNDO

 

 

As nossas vidas são tão apressadas que muitas vezes parece que nem temos tempo para respirar como deve ser. Quando sentires que estas tenso, faz uma pausa e concentre-te exclusivamente na tua respiração. Inspira contando até 4, prende a respiração e conta até 7. Depois expira lentamente, contando até 8. Repite o exercício durante 5 minutos.

Este truque para acalmar os nervos é eficiente porque ao fazê-lo estamos a “reiniciar” o sistema nervoso e a trazer mais oxigénio à corrente sanguínea para o cérebro.

 

3. IMAGINAR UM LOCAL RELAXANTE 

 

 

Basicamente, recomenda-se “sonhar acordado” ou, por outras palavras, que dês asas à tua imaginação. Podes imaginar, por exemplo, um local que te transmite tranquilidade e descanso ou que está a fazer uma atividade que gostas e que te traz serenidade. Desta forma, estarás a reduzir os níveis de stress e a promover o relaxamento.

 

4. ESCREVER UM DESABAFO

 

 

A escrita é uma ótima ferramenta de meditação e terapia. Ao colocar no papel todos os sentimentos negativos, esvazia a alma e, por consequência, descomprime o corpo. Escrever leva-nos a ter um novo olhar sobre nós próprios e sobre os outros, o que é enriquecedor na autodescoberta e nas emoções. Talvez por isso, quando escrito, um problema pareça ser bem menos importante que o que inicialmente se pensava. 

 

5. RIR MUITO

 

 

A sabedoria popular diz que “rir é o melhor remédio”. E é mesmo. Quando se ri, o organismo liberta endorfinas na corrente sanguínea, o que proporciona uma sensação de bem-estar, reduzindo o stress e aliviando a tensão.

Em casa ou no trabalho, uma gargalhada é um bom exemplo de como acalmar os nervos. Se não puderes sentar-te no sofá e ver a tua série favorita, podes sempre ver uns vídeos no tablet ou no computador para aliviar o stress.

 

6. APRECIAR O MOMENTO

 

 

Há momentos em que é preciso desligarmo-nos do mundo, nem que seja durante uns meros segundos, para não sucumbir aos efeitos do stress. Pensa em algo positivo durante 5 minutos. Pode ser uma viagem, um aniversário, uma saída com amigos e aprecia a forma como esses pensamentos te fazem sentir. A prática de mindfulness, por exemplo, uma técnica que desenvolve a atenção focada, ajuda a reduzir os sintomas de stress, promovendo o bem-estar .

 

7. OUVIR A MÚSICA PREFERIDA 

 

 

Independentemente do estilo, a música tem o poder de fazer a mente relaxar e acalmar os nervos. Contudo, os estudos demonstram que o jazz, a música clássica e instrumental são os géneros musicais mais eficazes no que toca a reduzir o stress.

 

8. DIZER NÃO AO NEGATIVISMO

 

 

Em situações de stress, é muito fácil passarmos a ser controlados por pensamentos negativos e sentimentos de incapacidade. Cultiva o optimista que há em ti e, em vez de pensares naquilo que te está a acontecer, concentra-te na forma como podes resolver a situação.

No trabalho evita trabalhar sem parar durante horas seguidas. Segundo alguns estudos, está provado que um período de concentração intensa durante 90 minutos, seguido de um pequeno período de descanso, permite reduzir o stress acumulado.

Façz algumas pausas de 5 minutos durante o dia e aproveita para dar uma volta ao edifício, conversar com os colegas ou ir à varanda apanhar ar. Vais ver que depois vais sentir-te mais tranquilo, revigorado e até mais criativo.

1 comentário

Comentar post